domingo, 3 de outubro de 2021

Fechamento setembro/2021 - Carteira lateralizada

 Olá, Investidor

Mais um mês com emoções tanto na renda variável quanto na renda fixa. Sigo aportando, aportando e o patrimônio não sai do lugar, parece que os aportes então indo pro ralo. Em setembro, recebi uma graninha do FGTS e uma parte mandei pra fora e a outra foi pro Tesouro Direto.

Parte I - Renda Fixa

Composição da carteira

Aporte no mês: compra de título IPCA+2045
Rentabilidade carteira Renda Fixa no mês: -1,86%
Rentabilidade da carteira desde julho/2017: 26,97%



Conclusão: taxas do Tesouro Direto seguem em tendência de alta. Os títulos em carteira estão desvalorizados, mas continuo aportando em IPCA+2045  visando o longo prazo.

Parte II - Renda Variável Brasil
Compra no mês: 69 ações EZTC3



Rentabilidade da carteira Renda Variável no Brasil: -2,26%
Rentabilidade do IBOV no mês: -6,57%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 44,71%
Rentabilidade do IBOV desde junho/2017: 76,97%
Proventos recebidos no mês: R$ 383,73


Conclusão: compra de EZTC3 e reinvestimentos dos dividendos. Carteira tem apanhado do IBOV, mas nos últimos meses a diferença pro índice tem diminuído.

Parte III – Carteira consolidada Brasil
Rentabilidade da carteira no mês: -2,04%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 25,11%
Carteira dividida em: 46% RV e 54% RF


Conclusão:
Patrimônio total fechou em R$ 337k, estando neste patamar desde junho/2021.

Parte IV - Renda Variável USA
Compras no mês: 3 cotas SPYG e 2 cotas VNQ; 2 ações NVS e 1 ação: V, O e NVDA.
Proventos líquido no mês: U$ 12,91


Para fazer as remessas internacionais tenho utilizado o site Remessa Online. Aqui mostro como abrir uma conta na corretora americana TD Ameritrade e aqui como fazer remessas internacionais. Ah, caso queira ganhar desconto, utilize o cupom KN000 (são três zeros) e ganhe 50% de desconto no custo da primeira transferência na Remessa Online.

Conclusão: aporte de U$ 930,39 e várias comprinhas ao longo do mês. Agora a carteira nos States está com valor de mercado de USD 8,9k e USD 665 em caixa.

That's all folks!!

Link para download da planilha: https://sites.google.com/view/dlombelloplanilhas
Site para acompanhamento em dólar: https://wallmine.com/

31 comentários:

  1. Investimento é longo prazo, gostei da sua carteira de ações, Petz e Vamos vou dar uma estudada. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beto
      Ambos são IPOs recentes e empresas de crescimento. Por enquanto estão indo bem.

      Excluir
  2. Garota, você pretende morar junto com seu namorado um dia ou é melhor cada um no seu canto porque gasta menos?

    Da na mesma, vocês namorando fazem a mesma coisa que os casados e gastam menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem namorar não deveria, solteiro se faz a mesma coisa que namorados e casados e gasta menos que os dois.

      Excluir
    2. "Nem namorar não deveria"
      kkk
      esses anônimos...

      Excluir
  3. Já tive BBSE3 e EZTC3.
    A mais de 1 ano atrás essas ações eram consideradas boas e promissoras. 1 ano e 3 meses aproximadamente depois elas não atingiram a cotação daquela época.
    Ou seja empresas boas, ações ruins. Quem sabe daqui pra frente as coisas mudem apara elas, faça as suas escolhas baseadas na sua opinião, mas eu vendi essas ações a tempos e não me arrependo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBSE está com resultados ruins já faz alguns anos. A pandemia atingiu a empresa em cheio com o grande aumento na sinistralidade. Além disso teve a alta no IGPM que impacta no resultado da Brasilprev.

      EZTC está num setor cíclico, porém a empresa está indo muito bem. Continua lançando e vendendo os empreendimentos. Mercado tem batido em todas as construtoras, apesar dos bons resultados da empresa mesmo durante a pandemia.

      Excluir
  4. Olá Garota,
    Parabéns pela carteira. Estamos na mesma situação. Temos um patrimônio praticamente igual, 400k, porém tenho posição grande em SAPR4 e em CDBs privados. Minha carteira de ações só cai... parece que estamos remando contra a maré. Minha esperança é que as coisas vão melhorar no Brasil e as empresas vão continuar dando bons resultados. Se olharmos para cotação diária, ficaremos loucos.
    Tu acredita que com um patrimônio de 400k o investidor deveria alocar parte dos recursos fora do país? Não acho que lá fora tenhamos boas oportunidades de investimento. Acredito que em breve veremos o fim do ciclo lá fora, e por isso tenho esse medo.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon
      Investir fora lógico que não é obrigatório, mas acho que todo investidor deveria fazer rs. Vai investindo aos poucos e com calma. Se vc acha que o ciclo lá fora está próximo do fim e que as ações por aqui só caem... prepara o lombo, pois se der alguma M. lá fora a Bolsa brasileira vai seguir o mesmo rumo.

      Excluir
    2. Bem feito, ninguém manda investir em empresas dos outros. Vale tanto pro Brasil como pro resto do mundo.

      As coisas nunca vão melhorar no Brasil.

      Excluir
  5. Eu estou sempre tranquilo, só tenho no máximo CDB com liquidez diária e imóvel, minha vida de investidor é um grande mar azul e calmo. Previsível, seguro, sólido, líquido.

    Esse contraste do muito líquido com o muito sólido, é realmente genial.

    Eu não crio a paz através de várias ações, moedas, fundos, mas do contraste entre o muito papel e o muito tijolo. Se eu tenho um imóvel que vale 100, não importa, se eu tenho 800, 900 em CDB.

    Eu não posso dizer que é ruim, é uma estratégia realmente magistral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CDB com liquidez diária...
      Deixa na poupança logo. Menos dor de cabeça.

      Excluir
  6. Viu que os carros usados valorizam garota? Eu paguei 16.000 no meu em 2019, ano 2005 que já saiu de linha, hoje a tabela dele está em 19.500.

    É uma vergonha mesmo, até carro valoriza e o dinheiro não.

    Carro de ano 2005, peguei em 2019 com 94 mil km, hoje está com 96 mil km, um motor cuidado dura 300 mil km, se eu rodar nessa média meu carro vai durar até o ano 2225.

    Carro pra vida toda. Só manter. Não vamos muito longe, em 2055 eu vou ter um carro de 50 anos atrás com 130 mil quilômetros rodados.

    Mesma coisa hoje em 2021 pegar um carro de 1971 com 130 mil km rodados. É uma relíquia.

    Todo mundo vai ficar me olhando lá em 2050, 2060, 2070, com um carro de 2005 completo, com ar etc...Vou ganhar dinheiro indo em eventos, mostrando o carro.

    Só esperar o tempo passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Carro de ano 2005, peguei em 2019 com 94 mil km, hoje está com 96 mil km"
      Deveria ter comprado uma bicicleta hahahah rodou 2 mil km em 2 anos. Fala sério.

      Excluir
    2. Mas é o que eu te falei, 30 reais de gasolina pra mim dura 10 dias.

      Eu gasto mais com manutenção preventiva do que com combustível. Vou trabalhar e volto a pé.

      Só uso pra sair pra outros lugares. Saio umas duas ou três vezes por semana com ele.

      Tenho outro carro aqui, ano 2000 1.0 sem ar, foi pego em fevereiro de 2020 com 85.600 km, hoje está com 86.400, 900 km andados em 1 ano e 9 meses, esse vai fechar 2 anos com menos de 2 mil km rodados. Minha mãe ta fazendo carteira pra pegar ele.

      Eu faço mais quilômetros por semana caminhando do que os carros. Se colocar que eu ando 6 km por dia de segunda a sexta, 30 km por semana, regulamentarmente nenhum dos dois carros faz essa quilometragem na semana.

      Os dois estão com baixa quilometragem pelo ano.

      Capaz que vou ir trabalhar de carro pra deixar no sol o dia inteiro estragando, pra correr o risco de baterem no movimento de horário comercial. Deixa que os outros se incomodem.

      Excluir
    3. Todo carro gasta bastante pra deixar bonito, revitalizar rodas, polimento, trocar peças desgastadas, a única coisa que não mexe é o motor que vai durar 300 mil km ou até mais.

      Eu já gastei esse mês mais de 2 mil só em manutenção e quero gastar mais pra deixar mais bonito ainda. Pra mim gastar esse valor de gasolina vai muitos anos. Peças desgastadas são o que mais se troca.

      Gastar mais 700 pra revitalizar as 4 rodas e voltar todo o brilho e tirar todos os ricos, farol mais caro e bonito iria mais 700, se não tem de 300, polimento se fosse fazer não sei quanto iria, carro é assim, combustível é o de menos.

      Se não é pra deixar o carro impecável, eu prefiro não ter. Vai durar pro resto da vida mesmo.

      Excluir
    4. Carro deprecia, nunca desvaloriza. Um carro novo a gente vai dar 30 mil reais de cara pro governo só de imposto e a depreciação vai ser maior.

      Com 4 ou 5 mil reais deixa um carro usado novo novamente e vai durar muitos anos essa manutenção.

      E se o motor chegar nos 300 mil km e der pau, faz um motor novo por 1500 ou 2000.

      Não existe isso de carro novo ser barato. Um gol 1.0 2021 é 48 mil reais, é uma vergonha. Não vale 15 mil.

      Esse é ponto.

      Excluir
    5. 48 mil nada, essa merda está 54 mil na tabela fipe, um golzinho 1.0 54 mil.

      O Brasil precisa se enforcar.

      Gastar 700 reais pra restaurar rodas não é nada.

      Excluir
    6. Gol 1.6 novo é 90 mil. Brasil têm que se enforcar duas vezes.

      Excluir
  7. Que fiasco, mais um aumento no preço da gasolina, diesel e gás.

    O que tá acontecendo garota?

    Povo passando fome. Nunca os preços estiveram tão altos. Isso que o Brasil tem pouca terra pra produzir né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tá acontecendo garota?
      Brasileiro vota em governo populista e depois fica chorando as pitangas.

      Excluir
  8. Olá, Garota,

    Parabéns pelo blog e pela ótima escrita! Estou começando o meu.

    Acho EZTC uma excelente escolha para o momento. O preço só tem caído e andado de lado, mas a empresa continua excelente. Uma hora ela sobe novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma excelente empresa. Como está inserida num setor cíclico faz parte as altas e baixas. Logo sai a prévia do próximo trimestre. Se continuar lançando e vendendo tá ótimo.

      Excluir
  9. Sua carteira sempre vai andar de lado. Como você aporta todo mês, seu preço médio tende ir a zero.

    A única coisa que vai dar voo de galinha são os dividendos, que muitas vezes só vão compensar o prejuízo que você tá tendo no preço do ativo.

    ResponderExcluir
  10. Garota, quanto você gastou na última revisão do seu carro?

    ResponderExcluir
  11. Como o Brasil é um lixo né garota, um jogo de 4 pneus é 2 mil reais.

    Nosso dinheiro não vale nada.

    Por isso quero ter um caixa de 500 mil, 1 milhão. Dinheiro não vale nada mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Inflação divulgada pelo governo é uma farsa, se com 350 reais em janeiro eu havia comprado as mesmas coisas que comprei em dezembro com 450, a inflação do ano pra mim foi 29%.

    Qual título IPCA me paga 30% em 1 ano? A farsa do tesouro direto.

    Por isso que nenhum investimento recupera a inflação de verdade, é só pra dizer que rende mais que a poupança.

    E quero ver quem vai falar o contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu gasto mais com combustível, e em dezembro com 200 reais eu coloco a mesma quantidade de litros que em janeiro com 100 reais, qual título IPCA me paga 100% ao ano?

      Tesouro direto, lixo.

      Excluir
  13. Você gastaria menos então se morasse sozinha? Tem gente que acha que só porque se mora com os pais gasta menos.

    Imagina então o gasto que daria se a gente fosse namorar ou casar, por isso é mais barato e mais tranquilo ficar solteiro, sem filhos, sozinho.

    Carro é pra lazer, trabalhar eu vou a pé. Se fosse usar carro pra ir trabalhar eu usaria da empresa. Combustível gasta muito pouco.

    Luz, água, internet ok. Gasto maior mesmo seria com alimentação, teria que fazer um teste um mês almoçando fora e um mês cozinhando pra ver o que sai mais barato.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Vamos surfar nessa onda de alta dos juros, eu já coloquei tudo que eu tinha na poupança em LCI. Como eu não posso carregar títulos do tesouro pro vencimento, sobra cdb e lci ou lca.

    A lci do bb tem carência de 3 meses. Até o cdb 100% do cdi do banco do brasil com liquidez diária vale mais que a poupança.

    Da pra juntar um valor maior em cdb com liquidez diária e aplicar de uma vez em lci. Se não todo mês o aporte fica parado 3 meses, lci tem carência de 90 dias pra resgatar.

    É o caminho, até quando a selic estava em 2%, a poupança rendia 0,11% e a lci rendia 0,14%, mesma coisa que um tesouro selic. Agora a tendencia é lci render mais conforme o juro aumenta, porque não tem imposto.

    ResponderExcluir