sábado, 30 de outubro de 2021

Fechamento outubro/2021 - Apertem os cintos.


Parte I - Renda Fixa

Composição da carteira

Aporte no mês: compra de título IPCA+2045
Rentabilidade carteira Renda Fixa no mês: -6,26%
Rentabilidade da carteira desde julho/2017: 17,23%


Conclusão: taxas do Tesouro Direto continuam em disparada. No final de outubro, a taxa de compra do IPCA+2026 fechou em 5,55% e do IPCA+2045 em 5,49%. Isso já é uma amostra do que está por vir ano que vem. Governo se endividando cada vez mais para bancar as bolsas esmolas, passando a perna nos precatórios e furando o teto de gastos com único objetivo: reeleição!! Soma-se a tudo isso a inflação descontrolada, dólar próximo à máxima histórica e governo tentando resolver com a velha solução de aumentar a taxa Selic. Bagunça generalizada tal qual à gestão do PT. 
É, pessoal, apertem os cintos, que a conta da próxima eleição será alta.

Parte II - Renda Variável Brasil
Compra no mês: 88 ações PETZ3


Rentabilidade da carteira Renda Variável no Brasil: -6,34%
Rentabilidade do IBOV no mês: -6,74%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 35,53%
Rentabilidade do IBOV desde junho/2017: 65,04%
Proventos recebidos no mês: R$ 132,99


Conclusão: compra de PETZ3 e reinvestimentos dos dividendos. IBOV segue mergulhando mês a mês. Fechamento abaixo de 100 mil pontos é logo ali.

Parte III – Carteira consolidada Brasil
Rentabilidade da carteira no mês: -6,30%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 17,23%
Carteira dividida em: 45% RV e 55% RF


Conclusão:
Patrimônio total fechou em R$ 321k, representando uma queda de 16k em relação ao mês anterior.

Parte IV - Renda Variável USA
Compras no mês: 1 cota SPYG e 1 ação JPM
Proventos líquido no mês: U$ 5,23


Para fazer as remessas internacionais tenho utilizado o site Remessa Online. Aqui mostro como abrir uma conta na corretora americana TD Ameritrade e aqui como fazer remessas internacionais. Ah, caso queira ganhar desconto, utilize o cupom KN000 (são três zeros) e ganhe 50% de desconto no custo da primeira transferência na Remessa Online.

Conclusão: sem aporte no mês. Agora a carteira nos States está com valor de mercado de USD 9,9k e USD 426 em caixa.

That's all folks!!

Link para download da planilha: https://sites.google.com/view/dlombelloplanilhas
Site para acompanhamento em dólar: https://wallmine.com/

18 comentários:

  1. Olá, G.I!

    Com a taxa de juros subindo, eleições se aproximando e dependendo do tamanho da bagunça que for feita nas contas públicas, acredito que os próximos anos serão bem complicados para renda variável.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem for investir em títulos públicos e pensar em ganhar com marcação a mercado vai ter que aguentar fortes emoções. Já pra quem investe nos títulos para carregar até o vencimento pode surgir ótimas taxas de longo prazo.

      Excluir
    2. Eu fui olhar as taxas hoje no site do tesouro direto e só aparecem os títulos do tesouro SELIC, não sei se a treta está tão ruim que tiraram do site. Eu sempre olhava em https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm

      Estou pensando justamente em comprar alguns títulos agora que as taxas estão altas para tentar ganhar com a marcação a mercado, e se no caso as coisas forem muito ruins, então levar até o vencimento.

      Abs

      Excluir
    3. Quando o mercado fica "nervoso", o TD deixa apenas o tesouro Selic para negociação e retira os demais títulos.

      Excluir
  2. Veja que engraçado, como você aporta todo mês em ações seu preço médio está indo a zero. Ou seja, daqui 10, 20 anos você pode ter aplicado 2 milhões nesse tempo e a cotação das suas ações vai mostrar um patrimônio de 2 milhões.

    Os dividendos reinvestidos muitas vezes só servem pra compensar prejuízo no preço do ativo comprando ações mais baratas. Bem no fim, você não vai ganhar nem da inflação aplicando em ações no longo prazo.

    É o que o Barsi fala, tem que comprar no preço certo visando o dividendo yield.

    Como você não tem recursos altos e nem bolinha de cristal, aporta em qualquer preço aceitando perder pra inflação, que é o que está acontecendo com sua carteira de renda variável hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na última década o próprio Ibov perdeu para a inflação e até para poupança. Mas como sua bola de cristal já previu o futuro dos próximos 10 anos e 20 anos, qual investimento que irá ganhar da inflação então?

      Excluir
    2. Olá garota!

      Se não gostássemos de escolher nossas empresas para investir, eu iria de QQQ todos os meses pelos próximos 20 anos. Bateria qualquer gestor aqui é lá fora.

      Um grande abraço, "favoritei" seu blog para acompanhar mensalmente.

      SDB

      Excluir
    3. E a coragem de dar all-in em um único investimento? Eu não tenho rs.

      Excluir
    4. Bem, a minha carteira já teve 40% de valorização e hoje ela está no zero. Isso significa que estou comprando ações no mesmo preço, ou até mais barato, que 2018. Não existe mágica e quem tem a oportunidade de aportar todo o mês vai ganhar no longo prazo. Garota, eu acho que você está fazendo certo e eu estou aqui justamente por me inspirar na sua história.

      Excluir
    5. Olá, I.A
      Investir em ações exige paciência e nervos de aço para aguentar as oscilações ao longo do tempo. Venho aportando com foco no longo prazo há apenas 4 anos. Já pude sentir os dois lados da moeda (forte valorização e forte desvalorização da carteira). Atualmente prefiro acompanhar os resultados das empresas a ficar acompanhando o sobe e desce do mercado no curto prazo. Desta forma, todo mês aporto um pouco na RV e RF sem stress.
      Bons investimentos!!!

      Excluir
    6. Penso o mesmo. Já conheci os dois lados também. Aprendi que all-in pode mudar uma vida pra melhor ou pior. Hoje diversifico para poder não correr mas tantos riscos como no passado, mas também não estagnar por ter diversificação demais.

      Excluir
    7. No exterior tem tanta boas opções de stocks e reits que dá vontade de adicionar mais ativos na carteira. Por enquanto estou olhando e aportando no que já tenho. Mas que dá vontade de comprar, isso dá hahaha
      Bons investimentos.

      Excluir
  3. Garota, queria saber sua opinião, eu sou solteiro, mas já me preparo financeiramente pro casamento. Tenho casa própria alugada pra um casal, que é o modelo de casamento pra mim.

    Esse casal que mora na minha casa, gastou 6 mil pra mobiliar a casa, 1200 pras duas alianças, mais 2000 pra vestido e terno e 1300 pra um jantar pra 30 pessoas e 500 reais no cartório.

    Ou seja, 10.500 reais pra casarem.

    Devo investir separado do patrimônio um valor nem que seja pequeno por mês pro casamento? Que fosse 50 por mês, 100 por mês.

    Porque se chegar no dia de casar e tiver que tirar 10 mil do patrimônio total, é ruim, não adianta falar que não é.

    Eu não tenho namorada, então, o tempo está a meu favor ainda. Porque depois que começa namorar, começa a contagem pro casamento.

    Pode ser numa poupança mesmo, separada de todo o restante do patrimônio né?

    Eu não queria festa de casamento, mas devo me preparar sempre para o pior, porque a maioria das mulheres querem e não tem jeito.

    Vou chegar na garota e falar que o modelo de casamento vai ser igual dos meus inquilinos, se não o namoro vai acabar na primeira semana.

    Sem ela não quiser festa, ganhei na loteria. Se quiser, é nos moldes citados acima.

    Pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quer gastar menos mesmo, tem que comprar a mobília da casa antes de casar.

      Vai morar sozinho quando estiver com uns 30 anos, vai juntando pra comprar toda a mobília aos poucos.

      Se deixar pra mulher, ela vai dar pitaco em tudo, acaba gastando 15 mil, 20 mil só pra mobiliar.

      Assim a esposa chega e a casa já está pronta e não vai poder falar nada.

      Excluir
    2. Rapaz você se preocupa muito mesmo hehe

      Excluir
  4. Fala GI. Não sei se viu, mas estou divulgando um ranking da blogosfera de finanças, e como você é assídua aqui na nossa comunidade, sempre regular nas postagens, tomei a liberdade de te incluir nesse acompanhamento. Dá uma passada lá, e se puder, divulga aqui no seu blog:
    https://diariodeumpoupador.blogspot.com/2021/11/atualizacao-ranking-outubro21-novos.html

    Forte abraço e sucesso

    ResponderExcluir