sábado, 27 de fevereiro de 2021

Fechamento fevereiro/2021 - Um ano de pandemia

Olá, investidores 

Um ano de pandemia no Brasil e governo federal x governos estaduais não falam a mesma língua. Média diária de mortos voltou a subir, algumas cidades decretando lockdown novamente... Salve-se quem puder, pois estamos na mão de desgovernos!!

Vamos ao fechamento de fevereiro/2021!

Parte I - Renda Fixa
Composição da carteira

Aporte no mês: compra de título IPCA+2045
Rentabilidade carteira Renda Fixa no mês: -2,84%
Rentabilidade da carteira desde julho/2017: 36,48%


Conclusão: comprinha mensal em tesouro IPCA+2045 e nada mais. As taxas do TD subiram ao longo do mês e parece que vão continuar em alta. Se isso acontecer será bom para aumentar posição nos títulos públicos.

Parte II - Renda Variável Brasil
Compra no mês: 50 ações EZTC3 e 100 ações PETZ3
Venda no mês: 130 ações PETR4

Rentabilidade da carteira Renda Variável no Brasil: -6,29%
Rentabilidade do IBOV no mês: -4,37%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 38,39%
Rentabilidade do IBOV desde junho/2017: 75,46%
Proventos recebidos no mês: R$ 210,59


Conclusão: encerrei posição em Petrobras. Vendi no início de fevereiro antes da intervenção do governo na empresa. Comprei Petro lá em 2017 quando voltei a investir na bolsa, mas é um setor que não me atrai e estou com o objetivo de reduzir estatais na carteira. Pretendo ficar só com a Sanepar e nada mais de estatal. Realoquei o dinheiro da venda de Petro em EZTEC (aumento de posição) e PETZ (início de posição).

Parte III – Carteira consolidada Brasil
Rentabilidade da carteira no mês: -4,38%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 27,78%
Carteira dividida em: 44% RV e 56% RF

Conclusão:
Patrimônio total em fevereiro fechou em R$ 313k, representando uma redução de R$ 22k em relação ao mês anterior. Dois meses sem aportar na renda variável no Brasil, pois optei por apenas reinvestir os dividendos e realocar a grana de Petro. Já na renda fixa, os aportes seguem firmes mês a mês.

Parte IV - Renda Variável USA
Compras no mês: 1 ação COST, 1 ação TRNO e 1 cota SPYG


Para fazer as remessas internacionais tenho utilizado o site Remessa Online. Aqui mostro como abrir uma conta na corretora americana TD Ameritrade e aqui como fazer remessas internacionais. Ah, caso queira ganhar desconto, utilize o cupom KN000 (são três zeros) e ganhe 50% de desconto no custo da primeira transferência na Remessa Online.

Conclusão: aportei U$ 454,23 e fiz algumas compras: adicionei a COST (supermercado atacadista para membros) e aumentei posição em TRNO e SPYG. Agora a carteira nos States conta U$ 4,1k investidos e quase U$ 1k em caixa. 

That's all folks!!

Link para download da planilha: https://sites.google.com/view/dlombelloplanilhas
Site para acompanhamento em dólar: https://wallmine.com/

38 comentários:

  1. Garota, mais um mês sem perspectivas positivas.
    Se cuide!

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso para comparar a rentabilidade da carteira de renda variável USA e a brasileira. Parece, de fora, que a IBOV tá indo na contramão das bolsas internacionais, não preciso se é verdade.

    Abs

    https://investindojovem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Economia brasileira vem patinando há uma década. Por isso resolvi começar a investir fora e não ficar 100% investidos no Brasil.

      Excluir
  3. Garota, estou pensando em fazer exatamente o que você fez em relação à Petro..é a única estatal que tenho e essa maldição de governo nosso tá me fazendo achar que é melhor que não tenha nenhuma.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ET
      Estou mudando minha carteira aos poucos e quero diminuir a quantidade de estatal.
      Bons investimentos!!

      Excluir
  4. Olá, G.I 😃

    Mais um mês complicado para os investimentos. Infelizmente nossos governantes (todos) só pensam em si mesmo, mas vamos seguir firme e forte 👊.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vide o Congresso querer votar PEC da Imunidade Parlamentar em plena pandemia, onde mais de 1.000 brasileiros tem morrido diariamente. Estão mostrando o que importa realmente neste pais.

      Excluir
  5. Olá, GI.

    Eu também só tenho Sanepar de estatal. Não pretendo nada além dela.
    Estatal sempre vai ter intervenções. Reclamar que o governo mete a mão é besteira. Todos metem a mão já que ela é estatal.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um risco que quem investe em estatal tem que estar ciente.

      Excluir
  6. Garota, não consigo ficar tranquilo se eu investir em ações ou fundos imobiliários. Como mudar isso?

    Imóveis tem suas desvantagens sim, mas eu não vou ficar toda hora pedindo avaliação pra saber quanto tá valendo e quanto o mercado tá disposto a pagar.

    Nem renda fixa me deixa tranquilo, porque os títulos públicos oscilam e eu posso ver essa oscilação. Só a poupança mesmo me deixa calmo.

    Tá difícil. Fundo imobiliário não tem nada haver com imóvel. É uma ação igual.

    Me ajuda. Quero mudar.

    Porque assim, se eu comprar tipo Banco do Brasil a 27, quando subir pra 30 não compro mais. Só se cair pra 27 ou 26.

    Dizem que preço não importa, importante é bons ativos, mas não fico tranquilo.

    Me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon
      Não existe investimento livre de risco. Até um imóvel pode desvalorizar, pegar fogo, ter inquilino que não presta e não paga aluguel direito, enfim, algum risco vc terá que correr para investir.
      Quanto a RV, como vc tem medo eu optaria por começar aos poucos. Compra um valor todo mês que vc se sinta confortável. Por exemplo: destinar 5% do meu patrimônio para renda variável e aí vai comprando mensalmente aos poucos até chegar num percentual que vc traçar com objetivo.
      Não adianta deixar dinheiro na poupança apenas pelo fato de não ter um sinal negativo no seu saldo, pois a rentabilidade real (que é o que importa realmente) está negativa no patamar de juros x inflação atualmente para quem "investe" na poupança.
      Bons investimentos!!!

      Excluir
    2. Dinheiro na poupança é só um caixa forte pra comprar mais imóveis a vista abaixo da avaliação de mercado. Oportunidade tem em qualquer investimento.

      Cada um tem que investir naquilo que o deixa confortável. Renda fixa tudo bem, mas só tesouro selic e olhe lá.

      Não dá pra correr o risco de comprar ipca e sofrer uma marcação a mercado negativa e na hora que aparecer um imóvel pra comprar vender com prejuízo.

      Barsi não investe em renda fixa, deixa dinheiro em caixa pra comprar ações no preço que ele deseja.

      Cada um tem seu negócio.

      Excluir
  7. Fala, G.I

    Minha carteira possui 2 estatais (SAPR4 e CSMG3), até cogitei inserir um novo banco (Banrisul ou BB) mas diante dessas últimas interferências do governo em estatais, optei por segurar a onda e estudar outras empresas.

    Estou estudando sobre as boas empresas pagadoras de dividendos dos EUA (Dividends Aristocratics), já pesquisou sobre ou pretende focar em ETFs mesmo?

    Abraço e vamo que vamo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, C.D
      Tenho dois etf's na carteira (um SP500 e um Reit) por enquanto vou deixar assim. Tenho preferido olhar mais as empresas mesmo.
      Bons investimentos!!

      Excluir
  8. Garota, esse governo intervencionista está minando qualquer possibilidade de recuperação da economia. Todas as iniciativas são para onerar ainda mais o afegão médio.


    Abraços,
    IV

    ResponderExcluir
  9. E pensar que março a pandemia deve ser bem pior aqui... é triste
    Em relação a investimento em estatais fiz o mesmo tempos atrás. Vendi o que tinha de PETR3. Quando vejo os acontecimentos recentes fico mais certo de que foi a escolha correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé
      Infelizmente o número de mortos devido à Covid não para de subir. Quem tem estatal em carteira irá correr o risco de intervenção do governo, faz parte do pacote rs.

      Excluir
  10. Eu prefiro deixar na poupança mesmo ao invés de tesouro direto, o que acha? Parte pequena em renda variável com ações e FII.

    Não vejo vantagem em tesouro direto. Rende muito pouco. A poupança pode não render nada, mas não deixa de ser um grande caixa pra novas compras em renda variável quando o % de rv estiver abaixo do estipulado.

    O certo é sempre usar aporte novo pra comprar, mas nada impede de usar a poupança.

    Supondo que você deixa 80% em poupança, 20% em rv, quando a renda variável estiver 10%, dá pra usar a poupança pra comprar rv e chegar de novo nos 20%.

    Ai quando a renda variável for pra 30% do patrimônio, aportes novos só em poupança.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tesouro direto não rende pouco. Você pode tentar ganhos na marcação a mercado ou pode carregar o título até o vencimento e receber a taxa contratada. Não tem como saber para onde o mercado irá, então vc pode ficar esperando a renda variável chegar a x% da carteira e ficar esperando 1 ano, 5 anos, 10 anos... enquanto tá com o dinheiro parado na poupança, perdendo pra inflação.

      Excluir
  11. Ainda assim é arriscado, uma coisa é aportar pouco por mês em taxas diferentes, outra coisa é ter milhões na poupança e socar tudo de uma vez. Nada é garantido, por isso a gente tem que diversificar.

    Imóveis, TD, ações, FII, moeda, criptomoeda, tem que ter tudo quando se tem muita grana. Com 2 milhões na poupança, tem que achar 50 ativos pra que cada um não ultrapasse 2% do patrimônio total, ou seja, 40 mil cada um.

    Quanto mais diversificado a gente tiver, menos risco a gente corre. Pequeno investidor tem que se preocupar primeiro em não perder. Ganhar é conseqüência de ter bons ativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo sentido algum nessa história que para grande investidor vale tal coisa, já para o pequeno investidor vale outra coisa. Se eu perder 50% do meu patrimônio em um investimento pouco importa se tenho 100k, 500k ou 1M de patrimônio, o efeito será o mesmo: a perda de 50% do patrimônio que vc tem.
      Poupe, invista e diversifique. Não importa o tamanho do seu patrimônio.

      Excluir
    2. Isso mesmo, diversificação vale pra qualquer investidor. Seja ele com 100 milhões ou com 100 mil.

      Quanto mais diversificação, menos risco. Se uma empresa falir e ela só representa 2% da carteira, não vai quebrar o investidor.

      Se o tesouro der calote e ele só representa 2%, não vai falir.

      Se um imóvel desabar e ele só representa 2%, não vai falir.

      Eu fui bem exagerado, mas só pra contextualizar. Quanto mais diversificação em bons ativos, menos risco.

      É difícil conseguir esses percentuais, por isso geralmente renda fixa e um imóvel representam a maior parte das carteiras.

      Você mesma tem 56% em renda fixa, não tem problema nenhum, eu tenho um imóvel alugado que representa mais que isso.

      Eu diversifico muito é na renda variável, ai sim, não pode passar de 2% cada ativo. É um preciosismo meu. Faz parte. E também só 10% do capital em renda variável. Não aguento mais que isso.

      É fácil, quando baixa de 10%, aporto em renda variável, sobe acima dos 10%, congelo os aportes na renda variável. Não adianta, ai é perfil de cada um. Você já aguenta 44%.

      RF e imóveis são mais seguros mesmo. Não estão isentos de risco, porém são mais seguros.

      Abraço!

      Excluir
    3. Tento manter os aportes no Brasil em 50%RF e 50%RV, mas a carteira nunca fica nesta porcentagem devido à variação de mercado. Já nos States estou 100% em RV.

      Excluir
  12. Desculpa a curiosidade, mas você também é solteira? Já teve algum familiar ou pessoa próxima que fica te cobrando pra namorar e casar?

    Sou solteiro, nunca namorei, nunca casei, acho uma palhaçada pessoas que querem ficar dando pitaco na nossa vida, falando que tem que ter alguém etc...

    Tem que ter dinheiro e saúde.

    Palhaçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou solteira. Pare de se preocupar com o que os outros acham da sua vida pessoal. Se vc prefere ser solteiro e tá feliz assim, ótimo. É isso o que importa.

      Excluir
  13. Taxa selic com expectativa de subir até fim do ano. O que acha? Estou aguardando na poupança pra entrar forte em títulos ipca juros semestrais e prefixado juros semestrais. Provavelmente as taxas do TD vão subir ainda mais.

    Depois o aporte mensal pode pegar qualquer taxa.

    Dinheiro fruto do seu trabalho não pode correr risco. Usar rendimento da renda fixa pra comprar renda variável.

    Todo aporte que vêm do seu trabalho deveria ir pra títulos públicos com cupons. Os juros deles pra renda variável.

    Fluxo de caixa sempre, 4 vezes por ano, um prefixado semestral e 3 ipcas semestrais. Não é igual empresa, que se der prejuízo, não paga dividendo. Ou FII, que se ficar sem inquilino, cai o aluguel.

    Tesouro direto é o comando.

    Pai rico já dizia, coloque o dinheiro pra trabalhar pra você.

    Delícia de juros semestrais. "Ah, mas vai render menos por causa do IR"

    Como o próprio Barsi já diz, "Não dou nenhum valor para o patrimônio, patrimônio não te alimenta. O que te alimenta é o dividendo, a renda que esse patrimônio gera, e é para isso que eu olho"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há expectativa de alta de juros. Sinceramente, pra mim tanto faz. Sigo com minha estratégia de aportes mensais e, assim, vou fazendo uma taxa média. Não acredito nessa história de "entrar forte". Não tem como saber pra onde o mercado irá. Vc investe pesado agora, aí a inflação não para de subir, taxa Selic não para de subir... Até onde irá subir? E se a taxa Selic chegar a dois dígitos novamente?
      Prefiro compras mensais.

      Excluir
    2. Claro que compras mensais são mais seguras, mas se você tem 1 milhão na poupança pra algum lugar ele tem que ir.

      Ai não tem como colocar em qualquer preço/taxa.

      Até imóveis entra.

      Excluir
    3. Se a pessoa deixa 1M na poupança esperando a tal da "oportunidade", e digamos que ela já saiba investir, então qual seria o tamanho do patrimônio dessa pessoa? 5M, 10M, 20M? Então pra quê alocar tudo de uma vez em uma taxa que vc acha que é boa HOJE, mas vc não tem a mínima ideia do que vai acontecer no mercado nos próximos anos? Então, para mim, não importa o tamanho do patrimônio do investidor. Todos deveriam diversificar e diluir os aportes ao longo do tempo, mitigando os riscos.

      Excluir
  14. Garota, se o IPCA for negativo, o tesouro IPCA só vai render a taxa prefixada do momento da compra? Por exemplo, Ipca + 10% com inflação negativa de -1%. Retorno real de 11%?

    Então, quanto menor a inflação, melhor pro tesouro IPCA e prefixado né?

    É um paraíso mesmo esse tesouro direto. Ganha dinheiro até se cair meteoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a inflação for negativa em alguns meses, como ocorreu em 2020, não irá fazer diferença nenhuma para os Títulos IPCA sem cupom. O que influencia esses títulos nos casos de venda antecipada é a marcação a mercado. Agora se a deflação for -1%aa até 2026 e vc carregar o TD IPCA+26 até o vencimento, a rentabilidade final será menor do que a taxa contratada. Já para os títulos IPCA com cupom, caso haja deflação o valor do cupom será menor, pois é calculado sobre o VNA.
      "Ipca + 10% com inflação negativa de -1%. Retorno real de 11%?"
      Não. Juro composto não se calcula assim.
      "Quanto menor a inflação, melhor pro tesouro IPCA e prefixado né?"
      Não adianta só olhar para inflação. Tem que calcular a rentabilidade real do investimento.

      Excluir
  15. Você acha que bom inquilino deve ser um motivo pra não subir aluguel?

    A minha inquilina é um ativo que eu tenho, ela mora no imóvel faz 5 anos, eu comprei faz 4 meses. Mora ela e 2 filhos. Ela cuida bem da casa, o apartamento térreo ficou pronto em 2015, ela mora desde janeiro de 2016 olhei no contrato de aluguel. Única inquilina.

    A imobiliária disse que ela já tentou comprar o lugar, mas não deu pra financiar. Paga certinho. Eu comprei a vista, queria que ela ficasse pra sempre.

    Lembro que quando eu fui visitar o imóvel, a dona da imobiliária falou pra um filho dela "Fala pra mãe ficar tranquila, porque é investidor"

    Talvez o medo dela seria que o comprador fosse morar.

    E o meu medo seria de eu comprar o imóvel e a inquilina ir embora.

    Tem que dar valor, não adianta. Não quero perder ela. O preço do aluguel tem que ser bom pro inquilino, não pro proprietário. Ela tem uns uns 28,29 anos. Filhos de 7,8 anos.

    Eu olhei no contrato que em janeiro de 2016 ela pagava 450 reais. Hoje ela paga 484. Então ela tem motivos pra estar feliz com o imóvel. Pois até tentou comprar e paga esse aluguel barato ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Têm mais outro detalhe, o imóvel não paga condomínio. Deve compensar bastante.

      Excluir
    2. Não invisto em imóveis diretamente, pois não tem liquidez, despesa com imposto, manutenção cara, imobiliária cobra uns 10% de taxa de administração, dor de cabeça com inquilino... Menos mal que vc encontrou um bom inquilino. Em 5 anos o reajuste do aluguel foi em torno de 7%. Não parece ser um bom negócio pra vc. Mas vc poderia alegar que há a valorização do imóvel ao longo do tempo. OK, espera-se que isso ocorra de fato. Entretanto, eu acho que tem muito mais ponto negativo do que positivo ter um imóvel.

      Excluir
    3. Mas eu não quero liquidez com imóveis, liquidez eu tenho na poupança. Só quero comprar abaixo do preço de mercado e colocar alugar. Se não for assim, eu deixo dinheiro na renda fixa e poupança.

      Vai ser muito difícil achar outro imóvel igual a esse que comprei, muito barato e sem necessidade de reforma.

      Pra mim tanto faz quanto entra de aluguel, se o imóvel não tivesse alugado eu jamais iria vender mesmo. Se aparecesse outro imóvel abaixo do preço e com condições perfeitas de uso, eu compraria, mesmo sem inquilino nele.

      Eu gosto, fazer o que.

      Imposto? 200 reais por ano de IPTU que a inquilina paga. Se eu pagasse não faria a menor diferença.

      Não sei o que vocês tanto falam de manutenção, onde eu moro faz 10 anos a manutenção é trocar chuveiro ou desentupir privada.

      Aonde eu moro ainda se paga condomínio, meu imóvel alugado nem isso tem e ainda é maior.

      Pode ter cachorro, pode fazer horta porque ele tem fração de solo porque é no térreo, tem espaço pra estacionar carro, entrada individual, quem mora em cima, não pode descer em baixo porque é desmembrado na escritura. Quem mora no segundo andar tem a garagem em cima.

      Dentro é um apartamento, fora é uma casa.

      É a perfeição.

      Excluir
    4. Anon,
      Se pra vc imóveis é um bom investimento, continue investindo e seja feliz. Cada um investe da maneira que preferir. Não tem certo ou errado. Cada investidor tem um perfil de investimento e assume riscos diferentes.
      Bons investimentos!!

      Excluir