quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Fechamento setembro/2019

Em setembro houve nova redução da taxa Selic de 6,00% a.a para 5,50% a.a e consequentemente ocorreu a valorização dos títulos públicos em carteira. Enquanto a carteira de títulos privados está minguando, pois a maior parte dos títulos está vinculada à porcentagem do CDI, com a carteira de títulos públicos, ao contrário, está indo de vento em popa, especialmente os títulos de longo prazo IPCA+.
Vamos ao fechamento de setembro/2019.

Parte I - Renda Fixa
Composição da carteira

Aporte no mês: compra de um título IPCA+ 2045
Rentabilidade carteira Renda Fixa no mês: 2,87%
Rentabilidade do CDI no mês: 0,46%
Rentabilidade da carteira desde julho/2017: 28,03%
Rentabilidade do CDI desde julho/2017: 15,86%

Conclusão: No início de setembro resgatei um título privado que rendeu 0,51%a.m líquido após um ano investido. Assim, com o objetivo de aumentar a quantidade de títulos públicos em carteira continuo com a estratégia de realocar a grana dos títulos privados nos títulos públicos. Logo, o título público escolhido para realocação foi o IPCA+2035.

Parte II - Ações
Em setembro, o IBOV se recuperou da queda do mês anterior e valorizou 3,57%. Confesso que em setembro fiquei meio desligada do mercado de renda variável e não acompanhei muito as notícias. Comprei um pouco de MDIA3 (47 ações), ITSA4 (200 ações) e FRAS3 (300 ações).

 
Rentabilidade da carteira Renda Variável no mês: 1,70%
Rentabilidade do IBOV no mês: 3,57%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 53,94%
Rentabilidade do IBOV desde junho/2017: 67,03%
Proventos recebidos no mês: R$ 193,81

 
Conclusão:
Mico do mês foi para SAPR3 -18,42% e ODPV3 -5,05%
Destaque para YDUQ3 +14,69% e GRND3 +8,45%

Parte III – Carteira consolidada
Rentabilidade da carteira no mês: 2,37%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 29,13%
Carteira dividida em: 42% RV e 58% RF

Conclusão:
Patrimônio total em setembro fechou em R$ 267k. Até que foi um mês bom, já que em agosto a carteira teve rentabilidade negativa. Bem, minha carteira de investimento segue em modo automático com aportes no início do mês, reinvestimento dos proventos e no final do mês faço o fechamento, ou seja, nada de novo.

That's all folks!!

Link para download da planilha: https://sites.google.com/view/dlombelloplanilhas

12 comentários:

  1. Chegando perto dos 300k!!! Parabens!!! Qual tem sido sua media mensal de aportes? Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gari
    Este ano estou conseguindo aportar mais, então a média subiu para entorno de 5k. Mas não acredito que consigo mantê-lo para os próximos anos. Antes o aporte era de 3 a 4k/mês.

    ResponderExcluir
  3. Ótima carteira! Estou acompanhando o blog.. minha carteira é similar a sua, mas no momento só estou focando em renda variables - FIIs e ações. O que você acha de FIIs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento não estudo sobre FIIs e também não pretendo adicioná-los à carteira. Gosto mais de analisar as empresas do que os imóveis.

      Excluir
  4. Parabéns pelo excelente patrimônio e taxa de aporte, realmente é bem expressiva.

    Estou na luta para melhorar a minha capacidade de aporte, mas tá osso.

    Vou te adicionar ao meu blogroll, se puder fazer o mesmo.


    Abraços,
    Maromba Investidor
    https://marombainvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de aumentar meus aportes, mas para isso preciso ter mais uma fonte de renda e parar de depender apenas do meu emprego atual.
      Adicionei seu blog.

      Excluir
  5. Olá, Garota.

    Mais um mês de evolução, parabéns!

    Seu objetivo de aporte é semelhante ao meu, mas tem meses que é bem difícil mesmo kkkkk

    Sigamos evoluindo.

    abs.
    P.I.

    ResponderExcluir
  6. Olá, P.I
    É bom ver o patrimônio crescendo, pois a estrada até a IF é longa.
    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Garota!

    Parabéns pelo fechamento. 300k gogogo!

    Estou aumentando a minha posição em RV a ponto de ter 60-40 RV-RF, mas (ao estilo Bastter) sem vender nada, só comprando desbalanceadamente. Qual é o seu target final? Parece estar bem próxima dos 50-50.

    Iniciei esse mês uma posição no Tesouro IPCA 2035 também. Se ele se comportar como o 2024 têm se comportado, estarei muito feliz!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    http://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pinguim
      Não tenho um target fixo, talvez meu limite seja 40% RF e 60% RV. Como a taxa de juros dos títulos está baixa, tenho aportado mais em RV do que em RF.
      O IPCA 2024 tem uma volatilidade menor que o IPCA 2035 pois são apenas cinco anos até o vencimento. Se vc for carregar o IPCA 2035 até o vencimento seria interessante realizar aportes mensais para ter uma taxa média, já que não sabemos se o cenário atual de juros e inflação baixa irá se manter no Brasil.

      Excluir
  8. Parabéns pelo blog. Muito bom ver mais uma mulher na Firesfera. Vou adicionar você na minha blogroll em www.menteinvestidora.org Sucesso na jornada! Abraço.

    ResponderExcluir