terça-feira, 31 de agosto de 2021

Fechamento agosto/2021 - Resgate antecipado no Tesouro Direto

Olá, Investidor

Mês de agosto foi um mês tenso no Tesouro Direto. As taxas de juros dispararam e quem tinha títulos em carteira desvalorizou pra caramba.

Com aumento das taxas e também devido ao aumento da inflação fiz minha primeira venda no TD. Vendi 100% do título pré fixado 2022, até porque o vencimento já estava próximo e quando vi a taxa de compra do IPCA+2026 ficar acima de 4%aa decidi realizar a troca.

Parte I - Renda Fixa

Composição da carteira

Aporte no mês: compra de título IPCA+2026 e IPCA+2045
Rentabilidade carteira Renda Fixa no mês: -3,75%
Rentabilidade da carteira desde julho/2017: 29,37%



Conclusão: venda de R$ 13k que estavam investidos no título pré fixado 2022, sendo realocados no IPCA+2026. Além disso, aportei R$ 4k em IPCA+2045 bem acima da média que vinha aportando de R$ 1.000 a 1.500. Se as taxas voltarem a subir para próximo de 5%aa irei dar uma turbinada no aporte do IPCA+2045.

Parte II - Renda Variável Brasil
Compra no mês: 60 ações LCAM3


Rentabilidade da carteira Renda Variável no Brasil: 0,75%
Rentabilidade do IBOV no mês: -2,48%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 49,03%
Rentabilidade do IBOV desde junho/2017: 89,41%
Proventos recebidos no mês: R$ 329,45


Conclusão: proventos voltando ao "normal" após dois meses recebendo na faixa de R$ 1K. Compra de 60 ações da LCAM considerando o excelente resultado apresentado pela empresa durante a pandemia. Vou continuar fazendo pequenos aportes mensais na RV no Brasil, pois ano que vem com a eleição presidencial.... Haja coração!!!

Parte III – Carteira consolidada Brasil
Rentabilidade da carteira no mês: -1,73%
Rentabilidade da carteira desde junho/2017: 28,10%
Carteira dividida em: 46% RV e 54% RF


Conclusão:
Patrimônio total fechou em R$ 336k, ficando estável em relação ao mês anterior devido ao aporte mais robusto realizado na Renda Fixa.

Parte IV - Renda Variável USA
Compras no mês: 2 cotas SPYG e 1 cota VNQ; 1 ação MSFT
Proventos líquido no mês: U$ 3,48


Para fazer as remessas internacionais tenho utilizado o site Remessa Online. Aqui mostro como abrir uma conta na corretora americana TD Ameritrade e aqui como fazer remessas internacionais. Ah, caso queira ganhar desconto, utilize o cupom KN000 (são três zeros) e ganhe 50% de desconto no custo da primeira transferência na Remessa Online.

Conclusão: aporte de U$ 470,80 e aumento de posição nos ETFs VNQ e SPYG e também em Microsoft. Agora a carteira nos States está com valor de mercado de USD 8,3k e USD 825 em caixa.

That's all folks!!

Link para download da planilha: https://sites.google.com/view/dlombelloplanilhas
Site para acompanhamento em dólar: https://wallmine.com/

70 comentários:

  1. Prefixado não é investimento, é aposta. Patrimônio não se gira, se acumula.

    Tesouro direto só serve o IPCA 45, o objetivo é acumular patrimônio no maior prazo possível sem ficar antecipando IR. Se tivesse um IPCA 2100, é nele que deveria aportar e acabou.

    Se tem medo da marcação a mercado, não investe em TD.

    ResponderExcluir
  2. Uma merda investir na bolsa no Brasil. só 1% de rendimento este ano nessa carniça. O jeito é fazer como todo mundo ta fazendo e deixar só renda fixa no brasil e só investir fora deste esgoto de país

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não investe fora quem não quer. Se vc não tem mais interesse na RV no Brasil abre uma conta em uma corretora internacional e tchau Br.

      Excluir
  3. Quem faz venda a mercado no TD tem que se ferrar mesmo. Só se compra TD pra carregar até o vencimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá çertu vc tb. Levei ferro de +2k líquido. Só vendi mesmo pela proximidade do vencimento e taxas atrativas nos IPCAs.

      Excluir
    2. Oi GI, esses Anon são meio brutos nos comentários hehe, mas não entendi essa venda também, se estava próximo do vencimento não era melhor segurar? Eu acabei vendendo meus TD também porque minha ideia de renda fixa era que ela fosse sempre subir e a marcação a mercado não me agradou.

      Parabéns pelos aportes, está voando lá fora!

      Abraços!!

      Excluir
    3. IPCA+2026 não ficava com a taxa de compra acima de 4% desde março/2020. Como os títulos pré que tinha carteira iriam vencer em janeiro e já estavam na alíquota de 15% e com a disparada da inflação preferi liquidar o investimento e realocar em IPCA+2026 pra aproveitar a "oportunidade" de uma boa taxa.

      Excluir
  4. TD - não olho o valor há meses...
    "carteira nos States" - top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scant
      TD aporto todo mês um pouquinho.

      Excluir
    2. no começo, eu só investia em TD
      então, estou há rebalanceando a carteira com ações e FII
      o próximo passo seria investir no exterior

      TD funciona como cerca de 30% da carteira e os maiores títulos que tenho vão vencer daqui a decadas

      dessa forma nem olho pra eles e só compro ações e FII

      Excluir
    3. Entendi. No começo investia 100% em RF mas em CDBs e afins. Depois que descobri como funciona o TD larguei mão dos CDBs. Agora sigo investindo no TD e RV.

      Excluir
  5. Não consigo investir em IPCA+2045, é muito tempo para o histórico de turbulências inflacionárias e econômicas do nosso país.

    Só me sinto confortável em horizonte de 5 a 8 anos.

    Mas admiro a confiança na estratégia.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PI

      IPCA longo é tranquilo se vc tiver o tempo, ou seja, é necessário carregar o título até o vencimento, caso contrário irá se estressar muito. No auge da pandemia, minha carteira de IPCA+45 teve rentabilidade de -20% em um mês.

      Bons investimentos!!

      Excluir
    2. IPCA 26 é o título mais "tranquilo" e ainda assim não consigo investir nele. Por que tem que existir marcação a mercado? Não é justo.

      Vou investindo ai chega lá em 2023 e aparece algo pra mim comprar a vista abaixo do preço, quero comprar e vou precisar vender tomando prejuízo.

      Que poder de compra é esse?

      Governo tá deixando de arrecadar muito com marcação a mercado.

      Excluir
    3. Preço do título segue o VNA. Passado dois anos é possível que a marcação a mercado não te atinja. Quanto mais próximo do vencimento do título, menor a volatilidade do título.

      Excluir
  6. O problema é nego achar que bolsa americana tá barata. Tá um absurdo. Lendo o livro Reminiscences of a Stock Operator dá pra ver que aconteceu exatamente igual na década de 10 e 20 e tá se repetindo tintim por tintin, inclusive a pandemia,,,é mta coincidencia...melhor ficar atendo a 2029

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre vai ter alguém prevendo o apocalipse. Crises vem e vão. Sigo aportando mensalmente.

      Excluir
  7. Nada é garantido em investimentos, as pessoas precisam ter mentalidade de poupar, acumular sempre mais e não de rentabilidade.

    Se você olhar, nos últimos 5 anos, quem comprou todo mês 10 grandes empresas da bolsa, a rentabilidade obtida perdeu pra renda fixa mesmo com dividendos sendo recebidos, etc... Provável que perdeu pra inflação do período.

    Tô falando de empresa boa, Banco do brasil, Ambev, Bradesco, Itaú, Sanepar, M dias, Fleury, etc...Comprando todo mês desde 2016 todas elas, perdeu pra renda fixa.

    A mentalidade precisa ser ganhar sempre mais dinheiro pra aportar e pensar assim "Tenho 500 mil pra aportar todo mês, esse mês vou comprar algumas ações de empresas boas, um imóvel pra locação, tesouro ipca, um CDB, participação num escritório, alguns fiis, um terreno, uma poupança em dólar"

    Isso é tranquilidade. É salvar o dinheiro. Diversificar em valor.

    Vocês não vão ter paz nunca se focarem só na rentabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo. 90% daqueles que foram na onda do renda fixa é perda fixa e morreram pra bolsa se lascaram, perderam dinheiro e agora estão voltando pra RF com o rabo entre as pernas

      Excluir
    2. "Vocês não vão ter paz nunca se focarem só na rentabilidade."
      Com certeza.

      Renda fixa não vai morrer. Se for na onda dos "especialistas" de plantão cada hora vão sugerir um investimento diferente e o investidor irá ficar girando o patrimônio a toa.

      Excluir
  8. Olá, GI! Belos aportes!

    E ano que vem, vamos apertar os cintos que esse grande busão chamado brasil vai chacoalhar e muito hehehe haja coração mesmo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu chutômetro é que 2022 será de fortes emoções. Veremos...

      Excluir
  9. Eu estou fora do mercado financeiro, pode vim a crise que vier, podem eleger quem quiserem.

    O que eu tenho ninguém vai me tirar. Pode cair a bolsa, podem cagar com o tesouro direto, fiquem a vontade pra acabar com tudo.

    Um pais como o Brasil com tanta terra pra produzir ter uma inflação maior que 2% ao ano, não merece o crédito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo investimento tem um grau de risco. Mesmo investindo em economias desenvolvidas. Enfim, prefiro investir a deixar dinheiro guardado dentro do colchão rs.

      Excluir
  10. Olá, GI!

    Se investir no Brasil fosse só um pouquinho parecido com investir no exterior, nossa vida de investidor seria mais fácil 😀.

    Sua carteira no exterior está linda, parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom de investir nos EUA é que se lá tiver uma crise e a bolsa despencar, a bolsa brasileira irá sofre também. Entretanto o contrário não é verdadeiro. Brasil vive em crise e só dá voo de galinha infelizmente.

      Excluir
    2. Isso ae, se é pra perder, melhor perder em dólares kkkkk

      Excluir
    3. Bom mesmo é investir só no Brasil. Nossa economia vai de vento em popa há anos né? País do "semana que vem".

      Excluir
    4. Tem a clássica também, que, particularmente, acho sensacional!

      "onde até o passado é incerto..." hahahaha

      Excluir
  11. Olá Garota, boa tarde

    Você poderia indicar alguma referencia ou vídeo que explicasse essa marcação a mercado.

    Com essa oscilação do TD, sempre opto por CDB/LCA/CRA.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Var
      Se vc puder investir no longo prazo no TD, esquece CDB e afins. Escolha um título IPCA longo, aporte todo mês e deixe os juros compostos trabalharem.

      Dá uma olhada no canal YT "finanças para ti". É um canal bem raiz. Sem vídeos produzidos que só pensam em vender algum curso hahaha.

      Excluir
    2. Opa, recomendação anotada aqui, hein

      Excluir
  12. Legal, Garota!! Eu estou aumentando minhas posições no exterior também. Estou começando devagar e estudando aos poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IA
      Investimento na RV tem que ser assim mesmo. Devagar e sempre. Não adianta "entrar forte" pois não sabemos pra onde o mercado vai.

      Bons investimentos!!

      Excluir
  13. Só vou investir no mercado financeiro brasileiro seja em tesouro direto, ações ou fii no dia que houver deflação no Brasil pra sempre. Como vou investir num mercado que eu não confio e que não concordo? Quero ver o dinheiro se valorizando.

    Inflação só serve pra comida e água. Sem luz e sem internet, ainda dá pra viver. Nem todo mundo constrói casas, vai lá e compra pronto à vista abaixo do preço, logo, materiais de construção e aluguel não são parâmetro também.

    Carro, quase todo mundo já têm. Ninguém compra um carro por mês.

    Roupas, pode usar a mesma pra sempre se quiser.

    Combustível, pode andar a pé, de bicicleta.

    Medicamentos, bom, ninguém fica doente todo dia, também não é parâmetro.

    Agora, fica sem comer e sem beber água. Morre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anon sexualmente reprimido impotente para investir

      Excluir
    2. "Só vou investir no mercado financeiro brasileiro seja em tesouro direto, ações ou fii no dia que houver deflação no Brasil pra sempre."
      Como se a deflação no longo prazo fosse algo positivo.

      Excluir
  14. Garota, se o Brasil não controlar a inflação e ela for pra patamares tipo 100% ao ano, até mil por cento ao ano durante 5, 10 anos, o governo vai bancar os tesouros IPCAS?

    Pro governo, quanto menor a inflação, melhor, menos ele precisa pagar de prêmio nos títulos. Se a inflação for 100% ao ano, não vai ter nem renda variável que vai superar ela.

    Por isso que perder pra inflação é bem fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Não houve período de hiperinflação durante o Plano Real. Sinceramente, não acredito em um cenário apocalíptico nos dias atuais. Como a maior parte da dívida brasileira é em Real, bastaria o governo imprimir mais moeda para quitar as dívidas. Diferentemente do que aconteceu com a Argentina, onde a dívida era em Dólar.

      Excluir
  15. Olá Garota,

    tb tive um mês difícil e ainda não tive coragem/força para investir fora kkk

    e 22 será o caos kkkkkkkkkkkkkk

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já sei o que vai acontecer, eu estou fora do mercado até fim do ano que vêm, já sei que vai ter ipca 27 a + 7.

      Assim como a bolsa nos 50 mil pontos.

      De bobo eu não tenho nada, se eu sei, não tem porque investir agora.

      Excluir
    2. "anon podre rico porque é capaz de prever o futuro"

      também é casado com uma gostosa e muito feliz

      Excluir
    3. Sai fora com casar.

      Excluir
    4. "Sai fora com casar." então se acostume com relacionamentos amorosos superficiais até a morte

      Excluir
    5. Também não pretendo casar e nem por isso vivo em um relacionamento superficial.

      Excluir
    6. Nao faço distincao entre casamento e uniao estável

      Excluir
    7. Tá cheio de "casamentos superficiais" por aí.
      Casamento por si só tá longe de ser garantia de relacionamento profundo e significativo.

      Excluir
    8. "Tá cheio de "casamentos superficiais" por aí." esses são os casamentos ruins, que deveriam se tornar em divórcio

      um bom casamento é verdadeiro
      começa "raso" e vai se aprofundando ao longo dos anos


      "Casamento por si só tá longe de ser garantia de relacionamento profundo e significativo." deveria ser o contrário: um relacionamento profundo e significativo deveria terminar em casamento; isso quando se fala em relacionamentos amorosos/sexuais

      Excluir
    9. Caramba Scant, você responde os comentários quase que imediatamente até no blog dos outros...

      Minha intenção foi mostrar que não são todos os casamentos que tem as características que você descreveu, nem sempre casar dá o resultado que em tese seria o ideal.
      Não se casar também não pode ser considerado necessariamente ruim, visto que casamentos também podem ser ruins.

      Excluir
    10. "Caramba Scant, você responde os comentários quase que imediatamente até no blog dos outros..." é que sou um funcionário público muito ocupado, hehe

      "Não se casar também não pode ser considerado necessariamente ruim, visto que casamentos também podem ser ruins." não é ruim quando a pessoa vive de boa sem sexo

      o problema é que a maioria ou vai cair na promiscuidade ou na pornografia: e nenhum dos dois é saudável

      o casamento é a maneira mais saudável de administrar o apetite sexual

      Nao faço distincao entre casamento e uniao estável

      mas não enxergo a promiscuidade como uma solução válida (contratar regularmente prostitutas é deplorável) e namoros são superficiais; só servindo como preparação para o casamento

      fora que o namoro é a melhor fase para fazer o test drive, inclusive sexual do parceiro/parceira

      Excluir
    11. Então Scant. Não acho que você esteja totalmente errado.
      Mas veja, você citou a questão sexual e é meio que de conhecimento publico que quanto maior o tempo de casados a tendencia é a diminuição da atividade sexual do casal.
      Ou seja: Devem ter muitos casais que mal tem relações sexuais.
      Mas entendo a sua opinião.

      Excluir
    12. "quanto maior o tempo de casados a tendencia é a diminuição da atividade sexual do casal.
      Ou seja: Devem ter muitos casais que mal tem relações sexuais."

      será que essa é uma afirmação válida em relação ao casamento?

      com o envelhecimento, a frequencia sexual diminui; tanto de casados como de solteiros

      será que pessoas casadas fazem realmente menos sexo que solteiros?

      seria inviável dizer que ao longo dos anos a frequencia sexual aumenta ou sem mantem fixa em seres humanos.

      são inúmeros os fatores que afetam a sexualidade

      "Devem ter muitos casais que mal tem relações sexuais." e muitos solteiros só fazem sexo com a própria mão.

      cada casal, assim como cada ser humano, é um universo próprio e acho complicado de analisar ou mesmo de ter acesso a esses dados que normalmente não são divulgados

      argumentos somente baseados em quantidade nem sempre fazem sentido

      fazer sexo com 5 desconhecidas diferentes por semana toda semana é mais importante do que fazer sexo com apenas uma mulher que você ama uma vez por semana ou mês ou por ano?

      veja, quantidade aqui não faz o menor sentido
      quantidade, por si só, não faz sentido em temas existenciais

      Excluir
    13. Scant, lógico que não dá pra fazer uma análise onsiável sobre quantidade x qualidade. Cada casal é um universo.
      Porém a infidelidade sempre esteve presente e hoje nem há tanta preocupação em escondê-la.
      Não é segredo também que boa parte dos "frequentadores" de prostíbulos são casados.
      Isso demonsra ao menos parcialmente o quanto um casamento pode ser enganoso.
      Tem homem casado que também faz sexo com a própria mão.

      "fazer sexo com 5 desconhecidas diferentes por semana toda semana é mais importante do que fazer sexo com apenas uma mulher que você ama uma vez por semana ou mês ou por ano?"

      Posso estar sendo pessimista, mas sinceramente acredito que só existe amor na minoria dos casamentos. Assim como acredito que só uma minoria dos casamentos é que são relações saudáveis de fato.
      Nem todos tem esse fetiche de ter várias parceiras ou parceiros, mas nem todo querem de fato casar, inclusive muitos casados também são insatisfeitos com isso.

      Ser humano é complexo e mutável, o que serve hoje pode não servir amanhã.

      Excluir
    14. É óbvio que casados e namorados fazem mais sexo que solteiros, enquanto que a média de sexo entre casados ou namorados, é duas, três vezes por semana, um homem solteiro só consegue sexo pagando ou sendo promíscuo e abordando milhares de mulheres pra dar sorte de uma aceitar.

      No meu caso, tenho 26, tenho imóveis alugado, carro bom, dinheiro demais na poupança, ganhando mais ou menos bem, adianta o que se eu não tenho nem uma namorada e ainda sou virgem. Daqui a pouco eu estou com 30, 30 e poucos anos, adiantou o que? Sério mesmo?

      Nem sou feio, converso com as garotas normalmente, umas 4 já o papo fluiu bem, mas na hora que chamo pra sair elas falam "Podemos ver" "Vamos ver como vão as coisas". E param de responder. Devem ter milhares de homens na fila na minha frente. Várias garotas que conversei bem, apareceram com outros caras depois, namorando eles.

      Eu uso instagram pra tentar achar namorada e ainda não consegui nada e na igreja não aparece.

      É uma desgraça. Olha o tempo que estou perdendo indo atrás de mulher e se não for atrás fica sem, simples. Se eu tivesse namorada, esposa, tudo estaria resolvido.

      Excluir
    15. "Eu uso instagram" burro, usa o tinder

      "Nem sou feio, converso com as garotas normalmente, umas 4 já o papo fluiu bem, mas na hora que chamo pra sair elas falam "Podemos ver" "Vamos ver como vão as coisas". E param de responder."

      talvez vc nao seja feio por fora, mas por dentro é "feio" - está tudo errado, psicologicamente

      Excluir
    16. Tinder é pior que instagram, no tinder eu não consigo nem match, logo, nem consigo conversar com uma garota de la.

      Excluir
    17. bom, então tu nem bonito é ou tem algum defeito q vc não percebe
      talvez vc precise de uma segunda opinião

      Excluir
    18. Anon 07:20.
      Na média acredito que casados, em casamentos de menos de 10 anos fazem mais sexo que a média dos solteiros.
      Porém meus comentários tinham o objetivo de mostrar que tem muito casamento de fachada. Muito casamento bosta não só com relação a sexo.
      Casar por casar pode não resolver nada. Você pode continuar se sentindo vazio, incompleto.
      Se você tem o objetivo de se casar Ok. Não sou contra casamento, mas não vá casar com qualquer uma só pra não ficar sozinho.
      Isso é mentir para si mesmo e para o cônjuge.
      Infelizmente para quem frequenta igrejas, nem sempre o fato de você ser um frequentador desses locais é suficiente para atrair a atenção de mulheres.
      Geralmente o que atrai as mulheres da igreja é o mesmo que atrai as mulheres de fora da igreja. Aparência, Status/Posição social.

      Excluir
    19. "aparência, Status/Posição social." - concordo

      "aparência" - aqui tb incluo o feio bom de lábia, que mesmo sendo feito é pegador.

      Excluir
    20. O bom de lábia é um tipo ao meu ver de alcance mais limitado.
      Ele consegue sucesso apenas onde há mulheres mais suscetíveis ao seu "discurso".
      Mas se o cara realmente for feio e sua lábia for apenas papo furado sem nenhum lastro não vai longe.
      Já um cara considerado bonito nem precisa de muito papo para conseguir algo, principalmente se sua beleza for acompanhada de um nível social/financeiro ao menos equiparado ao das mulheres em que pretende investir.
      O importante é que o homem não passe uma imagem de "bobão". Esse pra mim é o homem que fica em último lugar nas escolhas femininas e geralmente quando escolhido é por motivação meramente utilitarista.

      Excluir
    21. Tem que escolher bem a namorada, precisa ser mais nova e de família estruturada, no mínimo.

      É melhor ficar solteiro do que casar com mulher de família toda desajustada, viciada, endividada.

      Vai casar com a família dela também.

      Tem que achar ela bonita, não adianta ser da igreja e achar feia. Não adianta ser bonita, novinha, mas fumar, beber.

      Excluir
    22. "Vai casar com a família dela também." verdade pura.
      aconteceu comigo

      Excluir
    23. Sim anon, isso que você falou da família foi bem lembrado.
      É importante sim saber em qual ambiente você está se metendo ao entrar num relacionamento.
      E mesmo depois de estar dentro do relacionamento é importante continuar colocando limites na influência de parentes no seu relacionamento e na sua vida.
      Nisso entra o que eu citei no meu último comentário, não pode ser "bobão" tem que ser realista e não dar brecha pra gente invejosa, falsa e/ou aproveitadora.

      Excluir
    24. Espero que você não tenha se arrependido Scant.

      Excluir
    25. to de boa
      tudo gente normal (pobre, classe média, carioca etc), com todas as idiossincrasias de qq ser humano, inclusive eu

      Excluir
  16. Dá pra perceber como os governos são sujos, não faz sentido um país ter dívida pública, concorda? Só o Brasil deve 5 trilhões de reais, EUA deve 20 trilhões de dólares.

    É coisa de primário, não pode existir dívidas. Imprimir dinheiro não resolve nada.

    O Brasil sempre gasta mais que arrecada também, isso não existe, como investir nessa empresa que só gera prejuízo?

    Pensa, se o Brasil fizer sobrar todo ano 500 bilhões e aplicar nem que seja numa renda fixa de CDB, renderia 5 bilhões por mês.

    Vai chegar um momento que a poupança do Brasil vai render 1 trilhão por mês.

    Ai vai construir até máquina do tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. á pra perceber como os governos são sujos, não faz sentido um país ter dívida pública, concorda?
      Não!
      Governo brasileiro deveria comprar Bitcoin em vez de fazer dívida né, Anon kkkkk

      Excluir